Downhill: A velocidade é rei
Um jovem com roupa preta, luvas de slide e um capacete integral está no topo de uma colina nos Alpes. Ele olha com determinação para a montanha e põe o pé na prancha. Daqui de cima, as estradas parecem serpentinas. Ele respira fundo e acelera para ganhar velocidade. Numa questão de minutos, está a correr pela encosta íngreme, deslizando por curvas apertadas, a mais de 80 km/h.
O seu nome é Jens Verner Nielsen e está entre os melhores pilotos de downhill no mundo da competição. Como piloto profissional, viaja por toda a Europa para conquistar as estradas mais íngremes e curvas.
"O downhill proporciona uma adrenalina de outro mundo. A cabeça está vazia. O foco está na estrada e a adrenalina na tua cabeça enquanto desces a montanha e passas pelas curvas apertadas é intensa. A sensação é indescritível. Tens de experimentar por ti próprio", diz Jens.
Jens usa um deck de bambu da Rayne. Para garantir a máxima estabilidade e a melhor resposta possível, o deck é muito rígido. Além disso, o côncavo da prancha "prende" os pés de Jens no deck, tornando-o mais estável quando atinge altas velocidades.
O grip tape no setup do Jens é o "Lokton" da Seismic. É uma fita de aderência super grosseira de 36 grãos para longboards e proporciona ao ciclista uma super aderência. Além disso, a aspereza da fita torna-a super durável.
Jens usa uma grande variedade de rodas da RAD. A escolha das rodas depende das estradas que está a percorrer. Ele gosta da gama porque são duráveis e têm um núcleo grande e sólido.