×
Menu

Bastões de Esqui de Fundo

  Filtrar
Marcas
Length

De seu interesse

Bastões de esqui de fundo - clássicos, patins e de freeride

Os bastões de esqui de fundo podem ser feitos de vários tipos de materiais. Os bastões de esqui para iniciantes são mais frequentemente feitos de alumínio, enquanto os bastões de esqui de fundo mais cores contêm diferentes quantidades de carbono. A vantagem dos bastões de esqui de fundo com carbono é que os bastões serão mais rígidos e, portanto, dão mais energia ao deslize. Além disso, os bastões de esqui feitos de carbono são habitualmente mais leves do que os bastões de alumínio.

O comprimento dos bastões de esqui de fundo também pode variar dependendo da principal funcionalidade. Os bastões de esqui de fundo clássico são habitualmente um pouco mais curtos quando comparados com os bastões de esqui de fundo de patinagem. Os bastões de esqui para esqui clássico devem ser cerca de 30 cm mais curtos do que a sua respetiva altura, além de deverem ser cerca de 15-20 cm mais curtos para a patinagem de fundo.

Se és um esquiador freeride, recomendamos que escolhas um par de bastões de esqui com anilhas largas. O motivo por detrás disto é muito simples. Quando explora as zonas imaculadas, quer que os seus bastões de esqui estejam prontos para encontrarem a neve mais profunda e virgem, enquanto as anilhas pequenas são mais adequadas para condições em que a neve foi preparada, tal como a conhecemos no esqui de fundo clássico.

Bastões de esqui de fundo curvos para maiores velocidades

Outro dado que pode considerar quando compra um par de bastões de esqui é se quer que estes sejas retilíneos ou curvos. Os bastões de esqui curvos para esqui de fundo são um conceito relativamente novo, e segundo o que os testes dos fabricantes demonstraram, estes bastões de esqui curvos proporcionam praticamente 20% mais potência de propulsão a cada impulso.

A Exel tem o seu modelo curvo estandarte, X-Curve X-HMC 100. Este é um conjunto de bastões de esqui topo de gama, mas a Exel também fornece um conjunto de bastões curvos para esquiadores casuais, que podem querer cumprir um determinado orçamento. Se esse for o teu caso, dá uma vista de olhos aos X-Curve X-70 Cross Country.

Experimentar bastões de esqui topo de gama é como provar um bom vinho

Como deves ter reparado, os bastões de esqui de fundo variam imenso no preço. Temos bastões de esqui desde de 20 €, mas ao mesmo tempo, há bastões de esqui que custam 20 vezes este valor.

Uma coisa positiva num par de bastões de esqui menos caros é que estes são frequentemente muito duráveis. O alumínio torna-os praticamente impossíveis de partir. A contrapartida é o peso e a escassez de flexibilidade. Os bastões entre 20 - 50 € são perfeitos para esquiadores com pouca a nenhuma experiência.

Quando o preço sobe, também sobe a qualidade dos materiais. Os bastões de esqui de fundo topo de gama são frequentemente feitos de carbono, dando-te uma melhor transferência de potência do que os bastões de alumínio normais. Os bastões topo de gama fornecem o que alguns descrevem ser um belo baloiço ou ação pendular. Alguns descrevem-na como desenvolver um gosto pelo vinho caro - não irá desistir assim que o experimentar.

SkatePro