×
Menu

Fixações de Esquis Cross Country

O que são fixações de esqui cross country?

As fixações de esqui cross country são o que prendem seus esquis à sua bota sendo divididas em três tipos, dependendo da disciplina: clássico, skate e backcountry. Na hora de escolher as suas botas e fixações para o esqui de fundo, o mais importante a ter em conta é que as solas das botas diferem consoante o modelo. Isso significa que nem todas as fixações de esqui nórdico serão compatíveis com suas botas.

Quais são os diferentes tipos de ligações de esqui cross country?

Existem alguns tipos diferentes de ligações de esqui cross country. O mais comum no mercado hoje é a Nova Norma Nórdica (NNN). Existem dois tipos de fixações NNN: fixações NNN regulares usadas para as disciplinas de skate e clássicas, e NNN BC usada para backcountry. Ambos os estilos são caracterizados por terem duas saliências na placa de fixação.

Dentro da NNN, encontrará produtos rotulados como Turnamic, Prolink e NIS. Essencialmente, estes são os nomes dados pela marca para descrever os seus modelos. O que é importante lembrar é que todos eles são compatíveis com o sistema NNN. Quando se trata de ligações NNN BC, elas só se encaixam nas botas NNN BC.

Outro sistema que você vê por aí é o Salomon Nordic System (SNS). Este é um sistema de fixação mais antigo projetado para botas clássicas e de skating. As fixações têm apenas uma única crista, o que significa que o sistema SNS não é compatível com a Nova Norma Nórdica.

Finalmente, o mais recente é o Xplore BC. Criado por Rottefella, este sistema usa tecnologia de pinos no toe, projetada para maximizar a estabilidade e o suporte. Este sistema só funciona com botas Xplore BC.

Se você ainda está em dúvida sobre a compatibilidade entre os diferentes sistemas, ou apenas quer saber mais, confira nosso Guia de compatibilidade de fixações, onde mostraremos tudo o que precisa saber.

SkatePro
Privacidade Cookies Termos e condições