×
Menu

Cera para Esquis de Fundo

Tipos de cera para esquis de fundo

Quando estás a esquiar durante longos períodos de tempo, queres realmente que os teus esquis estejam em condições de topo, dando-te tanto o deslize como o kick ideais. As ceras de kick e deslize são os tipos mais conhecidos de cera de esqui de fundo, que também podes chamar de cera de esqui nórdico. Além dessa, há outro tipo de cera de kick que é amplamente utilizada e é conhecida como klister.

A cera de deslize é um tipo de equipamento de afinação dos esquis que te permite ganhar mais velocidade e, claro, um melhor deslize. A cera de deslize faz com que o esquiar para a frente e para trás seja mais suave, fornecer um melhor desliz.

Comparativamente, a cera de kick é uma cera de esqui de fundo que fornece uma aderência ideal na neve.

Comparada com a cera de deslize, a cera de kick é uma cera macia e pegajosa, que dá-te uma boa aderência e um kick melhor. Para obteres a melhor aderência possível, a cera de kick é feita para várias temperaturas.

O outro tipo de cera de kick oferecido chama-se klister, uma cera de esqui de fundo utilizada tanto para condições geladas como lamacentas.

Mesmo embora possas comprar cera em sprays, líquidos, géis e pós, muitos esquiadores ainda preferem utilizar um simples bloco de cera dos antigos. Esta também é a forma mais autêntica de encerar os teus esquis, mas também um método bem testado.

No entanto, isto não quer dizer que os outros produtos sejam menos eficazes e não tão bons. É principalmente uma questão de preferência pessoal.

O equipamento de afinação de esqui correto para a temperatura correta

Tanto a cera de deslize, como a cera de kick e a klister são produzidas para diferentes temperaturas e humidades. É por isso que é sempre uma boa idea teres algumas ceras de esqui de fundo diferentes contigo durante a tua viagem de esqui, dado que o clima pode ser bastante imprevísivel nas montanhas.

A cera de esqui nórdico, que é ideal para temperaturas mais quentes, é geralmente mais macia e mais fácil de aplicar do que as ceras duras, que são otimizadas para temperaturas mais baixas.

SkatePro