×
Menu

Roupa - Esqui de Fundo

De que roupa de esqui de fundo precisas?

O esqui de fundo é, em muitas formas, equivalente a correr. A roupa tem de ser leve e proporcionar-te a amplitude de movimento ideal das pernas. Mas a grande questão é o que utilizar enquanto esquias quando a roupa de esqui também tem de manter-te quente e seco nesses dias frios nas zonas rurais?

Um casaco normal de esqui e calças isolantes farão com que o teu corpo sobreaqueça mais rápido do que dizeres esqui de fundo, mas um casaco leve e calças justas de corrida, num dia frio, deixar-te-ão a "morrer de frio". A resposta para sobreviveres está nas camadas.

Precisas de camadas quando praticas esqui de fundo?

Usar múltiplas camadas de roupa de esqui proporciona-te a oportunidade de despires e vestires as camadas dependendo do quão quente te sentes. Por exemplo, uma camada de roupa interior de esqui por debaixo de uma camada intermédia de velo sob um colete sob um casaco. Muitas camadas finas também te proporcionam com mais bolsas de ar entre a roupa para reterem o calor.

Quando escolhes a roupa de esqui de fundo, recomendamos que optes por roupa que seja feita de fibras sintéticas, porque dissipam o suor da tua pele e manter-te-ão seco o dia todo. Não te esqueças de adicionar uma camada exterior quando fizeres pausas mais prolongadas, para que não fiques com frio.

Camada base: é a camada de roupa de esqui que usarás junto da tua pele e que é responsável por manter-te quente e seco. A camada base é constituída por roupa interior de esqui e deve ser feita de um material que dissipe o suor da tua pele. Recomendamos que uses roupa interior que é feita de tecido sintético, lã merino ou seda.

Camada intermédia: esta camada é utilizada não só para manter-te quente, mas também para regular a tua temperatura. Tem em consideração que o tempo nas montanhas varia imenso e podes deparar-te com mau tempo e temperaturas muito frias, mas também com um dia solarengo e agradável. Recomendamos uma camada intermédia de poliéster ou velo.

Camada externa: constituída por um casaco de esqui/casaco de tecido mole e calças. Muitos esquiadores também preferem usar um colete sob o casaco. A sua principal função é agir como uma proteção e manter-te seco e quente. As boas camadas externas tanto são resistentes à água como detêm o vento, mas permitem ao mesmo tempo que a humidade se evapore através do tecido, para que te mantenhas quente.

SkatePro