×
MENU

Bicicletas BMX

De seu interesse

Precisa de uma carona? - Aqui tem uma bicicleta BMX

O BMX é uma modalidade do ciclismo, inspirada no motocrosse, que passou por muitas mudanças desde a sua criação. No entanto, as suas características principais continuam sendo as mesmas, como a estrutura robusta em alumínio ou aço e os pneus largos das suas bicicletas.

Bicicletas BMX y bicicletas Mini BMX

Dependendo da disciplina específica para a qual uma bicicleta BMX é usada, seu tamanho e material podem variar. O BMX divide-se em duas modalidades principais, para as quais precisará de bicicletas ligeiramente diferentes: BMX Racing e BMX Freestyle. Além disso, uma nova linha de bicicletas Mini BMX tem aparecido. As bicicletas Mini BMX e as BMX freestyle foram especificamente fabricadas para efetuar truques e acrobacias nas ruas ou no parque de skate, não para corridas. As bicicletas BMX convencionais existem há vários anos, as Mini BMX são um tipo relativamente novo de BMX, voltado para crianças e adultos, e algumas pessoas já as consideram colecionáveis.

Bicicletas BMX Racing vs BMX Freestyle

O BMX Racing é uma disciplina do ciclismo, realizada em pistas de corrida, e inspirada no motocross. É um desporto competitivo e individualista. No entanto, o BMX é voltado para públicos de todas as idades, tornando-se um desporto familiar popular.

As bicicletas de corrida normalmente estão disponíveis com quadros feitos de alumínio e com rodas 20".

As bicicletas BMX Freestyle são projetadas para diferentes modalidades, como Street, Trails e Flatland. O tipo e a qualidade do aço usado na estrutura destas bicicletas podem variar. Muitas bikes BMX possuem quadros feitos de Chromoly em combinação com aço hi-ten. Embora o Chromoly não seja tão leve quanto o alumínio, é extremadamente resistente e durável e, geralmente é um ótimo material para quadros de BMX. O tamanho das rodas varia entre 16" a 20". As rodas entre 16" e 18" são geralmente rodas para bicicletas BMX para crianças, enquanto a roda de 20" é a mais popular e difundida entre a maioria dos ciclistas.

O desenvolvimento do BMX

A história do BMX começou na Califórnia no início dos anos 70. Em 1971, um documentário sobre o desporto "On any Sunday", foi lançado . O filme foi um sucesso, e muitas pessoas o consideram o lançamento do movimento BMX. Inspiradas no documentário e no desporto do motocross em geral, as crianças começaram a andar de bicicleta em pistas de terra e, em meados da década de 1970, isso levou à fabricação das primeiras bicicletas de BMX - bicicletas fortes e duráveis, projetadas para uso fora de estrada . Na mesma época, surgiu o Freestyle BMX, uma disciplina em que truques e técnicas são mais importantes que a velocidade. Desde então, a American Bicycle Association foi fundada e, em 1982, foram realizados os primeiros campeonatos mundiais de BMX.