×
MENU

Kitesurf

Voar sobre a água com o kitesurfing

O kitesurfing ou kiteboarding, como também é apelidado por alguns dos praticantes deste desporto de alta intensidade, é um desporto que te oferece não só altas velocidades, mas também a possibilidade de dar saltos bem altos e realizar manobras fantásticas.

Um kiteboarder tira partido da potência do vento utilizando um grande kite para surfar pela água numa kiteboard que, em muitos aspetos, pode ser comparado a uma prancha de wakeboard ou a uma pequena prancha de surf. O kitesurfing pode ser realizado tanto com ou sem as alças de pé ou fixadores na prancha de kiteboard.

Equipamento de kitesurfing - O que precisarás para começar

Afinal de que precisas para te lançares ao mar? Para começar, precisas de um kite de tração, também designado como power kite. Este kite tem diferentes designs e tamanhos.

Como é óbvio, também precisarás de uma prancha para o kitesurfing e de uma barra e fios para certificares-te de que consegues controlar o teu kite. Além disso, precisarás de um arnês, um sistema de segurança e de outros acessórios como um fato térmico, botas de mergulho, colete salva-vidas e de um capacete.

A melhor forma de dominar o kiteboarding

Conforme mencionámos antes, o kiteboarding é um desporto acelerado e um kitesurfer consegue atingir uma velocidade de mais de 100 km/h, é por isso que é crucial saber controlar o kite. Também é por isso que recomendamos que tires um curso de kitesurfing ou o aprendas com um instrutor ou kitesurfer experiente.

O controlo sobre o teu power kite e a tua prancha garantir-te-ão que terás uma boa primeira experiência com o kitesurfing. Além disso, a capacidade de controlar o teu kite e a tua prancha não só são importantes para a tua saúde, mas também para a saúde de todos os outros surfistas, banhistas e espectadores.