Longboards
Explorar todo o equipamento de longboarding
Encontre tudo o que precisa para praticar longboard - desde longboards completos a decks, rodas, trucks e acessórios essenciais. Comece aqui para construir ou atualizar o seu equipamento.
Que equipamento é necessário para o longboarding?
Precisas do equipamento de longboarding certo para dares o teu melhor. Isto aplica-se independentemente de ser completamente novo no longboarding ou de já estar a fazer bombas de adrenalina em colinas ou movimentos de dança elegantes.
Um equipamento completo inclui tudo o que é necessário para começar a praticar longboarding - tudo montado e pronto a usar. Os longboarders mais experientes muitas vezes preferem construir o seu setup a partir de peças individuais (mais sobre isso abaixo).
As luvas de longboarding também são essenciais para disciplinas específicas. Para downhill e freeriding, as luvas de longboard com pucks de deslizamento são utilizadas para equilibrar, controlar e orientar a direção, bem como para proteger as mãos e os pulsos. As luvas de slide são essenciais para quando as mãos tocam no chão durante os Toeside Slides, Backside Slides, Coleman Slides, etc.
Para desfrutar ao máximo do longboarding, também é necessário um bom capacete, protectores e protecções para os pulsos.
Deve escolher um longboard completo ou construir o seu próprio?
Se não tiveres a certeza por onde começar, um longboard completo é a escolha mais simples. Ele vem pré-montado com peças que funcionam bem juntas - não há necessidade de se preocupar com a compatibilidade.
Se estiveres a construir um novo longboard de raiz, precisas das seguintes peças:
- Longboard Deck
- Longboard Grip Tape (Verifique as especificações para ver se o deck já vem pré-gripado)
- Longboard Trucks
- Rodas de longboard
- Rolamentos de longboard
- Ferragens para Longboard (Se planear instalar risers, certifique-se de que obtém o comprimento correto dos parafusos: guia de ferragens)
- Risers para longboard
Se quiseres personalizar a configuração do teu longboard, explora as categorias de deck e rodas. Você pode misturar e combinar componentes para atender às suas preferências de flexão, côncavo, tamanho da roda e formato.
Disciplinasde longboarding
O longboarding inclui várias disciplinas principais, cada uma com um estilo, objetivo e conjunto de competências específicos (não é necessário aderir a apenas uma disciplina - adoramos a criatividade e a expressão pessoal a 100%).
Estas são as principais categorias de longboarding:
- Downhill: Concentra-se em descidas a alta velocidade. Os participantes utilizam um posicionamento aerodinâmico e deslizamentos controlados para percorrer estradas íngremes em segurança. A precisão e a estabilidade são fundamentais.
- Freeride: Envolve técnicas de deslizamento em colinas, muitas vezes combinando velocidade com controlo técnico. Tem menos a ver com corridas e mais com movimentos expressivos e controlados.
- Freestyle: Centra-se em truques técnicos, rotações e manuais. Os movimentos são frequentemente executados em terreno plano, dando ênfase à criatividade e ao controlo da prancha.
- Dança: Inclui trabalho de pés fluido e passos cruzados executados enquanto se rola. Mistura ritmo e equilíbrio, assemelhando-se frequentemente a uma rotina de dança em movimento.
- Cruising: Dá prioridade à facilidade e ao conforto. Esta é a forma mais acessível de longboarding, normalmente utilizada para passeios descontraídos ou transporte urbano.
Cada disciplina requer uma forma específica de prancha, tipo de roda e configuração para suportar as suas exigências únicas.
Porque é que o longboarding é bom para si
O longboarding não é apenas divertido - também traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Tal como outros desportos de prancha, proporciona um treino aeróbico sólido, ajudando-o a desenvolver o equilíbrio e a coordenação. O melhor de tudo é que é fácil de praticar para principiantes e não requer um grande investimento para começar.
O longboarding é uma atividade ao ar livre, o que significa que naturalmente passará mais tempo no exterior a respirar ar fresco. Graças às rodas grandes, os longboards lidam com terrenos irregulares com facilidade, pelo que pode rolar pelas ruas da cidade, caminhos de parques ou estradas rurais sem grandes problemas.