×
Menu

Limpeza e lubrificação dos rolamentos

Para garantires que os teus rolamentos têm um desempenho ideal, é uma ideia muito boa limpar e lubrificar os rolamentos regularmente. Isto preservará a durabilidade e a vida útil dos teus rolamentos, além de ter fornecer a velocidade ideal aos teus rolamentos.

Aviso: Evita sempre a água e a areia - A vida útil dos rolamentos será drasticamente encurtada quando utilizados/armazenados num ambiente húmido e sujo.

Como limpar e lubrificar os rolamentos dos teus patins, skate e trotinete

Passo 1

Ferramentas necessárias: um produto de limpeza como um fluido que dissolve a gordura, um recipiente hermético, uma tacha ou um x-acto, uma escova pequena e óleo/lubrificante novo.

Retira os rolamentos da roda. Vê o vídeo do Youtube acima para veres como retirar os rolamentos de uma roda. A demonstração é realizada num patim em linha, mas o processo é igual para os skates e trotinetes.

"Tira as rodas e desmonta os rolamentos."

Passo 2

Utiliza a escova para limpares todas as áreas externas dos rolamentos, para que os rolamentos fiquem totalmente livres de sujidade.
Há dois tipos tipos de rolamentos que podem ser limpos: abertos e fechados. Os rolamentos abertos são fáceis de limpar, enquanto os rolamentos fechados podem ser limpos removendo cuidadosamente a proteção.

"Limpa as áreas externas dos rolamentos."

Passo 3

Se os teus rolamentos estiverem vedados, podes remover o selo com uma tacha.
Em alguns dos rolamentos fechados que têm proteções de metal, há um pequeno clipe em C que os segura no devido lugar. Este clipe em C tem de ser retirado com a tacha antes de removeres a proteção.
Não te esqueças de limpar também os selos e os clipes em C caso estes se encontrem presentes.

"Os selos (sem clipe em C) são removidos do rolamento com uma tacha ou x-acto."

Passo 4

Coloca os rolamentos num recipiente fechado que não deixe verter o produto de limpeza e depois agita o recipiente durante alguns minutos. Isto dissolverá qualquer sujidade que possa ter sido acumulada.

"Primeiro, limpa os rolamentos com uma escova pequena e, de seguida, utiliza o produto de limpeza."

PASSO 5

Retira os rolamentos do recipiente e remove o produto de limpeza restante rodando os rolamentos. Outra forma de o fazer é utilizar ar comprimido para soprar o fluido. Colocar os rolamentos limpos sobre um pedaço de tecido ou papel de cozinha.

"Os rolamentos acabaram de ser retirados do recipiente que continha o produto de limpeza."

PASSO 6

Testa para certificares-te de que o processo de limpeza foi bem-sucedido. Segura o rolamento pelo anel interno e rode gentilmente o rolamento. Se o rolamento não rodar livremente e/ou ouvires um som rangente é porque o rolamento não está suficientemente limpo. Caso isto se verifique, deves repetir o processo de limpeza com uma nova porção do produto de limpeza. No caso dos rolamentos muito sujos este processo pode ter de ser repetido 2-3 vezes.

"Testa para veres se o rolamento está suficientemente limpo, rodando-o conforme demonstrado."

PASSO 7

Coloca os rolamentos novamente no pano limpo ou no papel de cozinha. Os rolamentos estão agora prontos para serem oleados ou lubrificados. Utilize 1-2 gotas de óleo (não utilizes mais, dado que este atrairá a sujidade) ou 3 mm de massa lubrificante uniformemente distribuída em torno do rolamento.
Certifica-te de que o óleo/massa lubrifancate é uniformemente distribuído rodando os rolamentos (podes fazê-lo muito eficazmente montando o rolamento numa máquina de furar).

"1-2 gotas de óleo são cuidadosamente colocadas no rolamento."

passo 8

Finalmente, coloca as proteções de volta nos rolamentos e monta os rolamentos nas rodas do patim, skate ou trotinete.

"Os selos são montados nos rolamentos limpos e lubrificados, e os rolamentos são montados novamente nas rodas."

Após limpares e lubrificares

Após limpares e lubrificares os rolamentos, podes precisar de andar alguns quilómetros até que o óleo/massa lubrificante seja perfeitamente distribuída pelos rolamentos e, portanto, antes dos rolamentos terem um desempenho ideal.

Produtos similares

SkatePro