4 dicas e truques para o seu surf em águas frias
Temos algumas dicas e truques para o surf em águas frias que irão melhorar significativamente a sua prática de SUP, kite, wake ou skimboard no inverno. Funcionam para qualquer desporto que pratique.
O facto de ser a altura das estações frias brilharem não significa que tenha de arrumar o seu equipamento de surf e esquecer a sua obsessão por desportos aquáticos. Tudo o que precisa é de uma boa preparação, algum equipamento fiável e um amigo tão entusiasta como você.
1. Se quer manter-se quente - prepare-se
Certifique-se de que escolhe a espessura correta (4 mm e superior) e o tamanho do seu fato de neoprene. Por exemplo, o O'Neill Psycho Tech tem uma espessura sólida de 6 mm e um capuz incorporado. Lembre-se também dos acessórios como luvas de neoprene, botas e roupa extra de neoprene, porque quando o frio atinge o seu corpo, este entra automaticamente em "modo de sobrevivência", mantendo o sangue a circular principalmente na sua área central. Isto faz com que as suas mãos e pernas arrefeçam até ficarem dormentes, o que definitivamente não lhe agradará quando as utilizar.
Quer este conjunto? Aqui está ele para homens e mulheres.
- Hack: Para além de investir num bom equipamento, pode também preparar uma garrafa de água quente de emergência para levar para a costa. Se começar a congelar, basta sair e deitar um pouco de água quente no fato de neoprene.
2. Mantenha-se seguro
A segurança deve ser uma prioridade na água fria! Escolha uma prancha com mais volume, ou um pouco maior/mais larga para facilitar a flutuação. Um leash (e um colete salva-vidas) é um bom complemento se ainda não tiver um e se o seu desporto o permitir. Provavelmente já sabe que a água fria é mais pesada. Se a isso juntarmos reacções mais lentas da nossa parte devido às dores de cabeça causadas pelo gelado ou pelo fato de neoprene mais grosso, temos uma receita rápida para um acidente.
- Hack: Pesquise antecipadamente o local para onde se dirige. Consulte as previsões meteorológicas e os comentários para saber o que pode esperar. Não se deixe surpreender pelas condições quando já estiver em águas profundas.
3. Aqueça o seu corpo na costa
Antes de entrar na água, é preciso pôr o coração a bater e a fazer circular o sangue. Alguns alongamentos activos e uns Jumping Jacks na margem podem fazer milagres e lembre-se também de se manter em constante movimento dentro de água.
- Hack: Mantenha as meias calçadas enquanto coloca o fato de neoprene e durante o aquecimento - facilitam a entrada das pernas e mantêm os pés quentes até ao momento em que entra na água. Enquanto se alonga, pode colocar as botas de neoprene por cima das meias para manter o calor o mais tempo possível. Desfaça-se delas antes de entrar na água.
4. Arranje um companheiro de surf para partilhar o seu entusiasmo
Encontrar um parceiro que partilhe a sua paixão torna a sessão de frio mais divertida e segura. Como muitas das praias não têm nadador-salvador na época baixa, é muito importante que não esteja sozinho na natureza. Quer esteja a praticar SUP num lago ou a fazer kitesurf no oceano, é sempre melhor ter duas cabeças a pensar (especialmente quando tem um congelamento cerebral).
- Hack: Crie as suas próprias tradições e rituais, especialmente quando se trata de se habituar à água fria. Façam pequenas viagens ocasionais à praia para darem mergulhos frios na água e, depois, aconchegarem-se com um chocolate quente. Se habituarem o vosso corpo ao frio, ambos irão desenvolver uma tolerância 50% maior ao frio.