×
Menu

Comprando Rolamentos

Não tem certeza sobre quais rolamentos obter? Neste guia, explicaremos os termos e características mais importantes sobre rolamentos. Também explicaremos quais rolamentos são melhores para cada tipo de patim ou skate.

1. Rolamentos em geral

Uma roda precisa de dois rolamentos para girar sobre o eixo. O rolamento influi muito na velocidade e na experiencia ao andar de patins ou skate.
Independentemente do tipo de rolamentos que possuir, evite coloca-los em contacto com agua, areia, e humidade pois isso reduzirá consideravelmente a vida útil de seus rolamentos. A limpeza e a lubrificação regulares dos mesmos podem ajudar a aumentar sua durabilidade e velocidade. Veja como limpar seus rolamentos aqui.

Além disso, é necessário um espaçador para preencher o espaço entre os rolamentos, e para criar uma rotação limpa quando os eixos forem apertados. O tamanho do espaçador depende do tamanho do eixo usado.


Espaçador de 8mm


Espaçador de 6mm

A qualidade dos rolamentos depende de vários fatores, como:

  • Material
  • Precisão (ABEC)
  • Lubrificação
  • Selado ou aberto (blindagem removível)

Qual tipo de rolamento é melhor para você:

  • Se está a andar no exterior, recomendamos rolamentos selados e lubrificados com graxa, já que estes são mais resistentes à sujeira e poeira e requerem pouca ou nenhuma manutenção.
  • Se está a andar em ambientes fechados, pode usar rolamentos abertos, já que estes giram rapidamente e são fáceis de limpar.
  • Se está interessado em velocidade e em longas distâncias, pode usar rolamentos de alta precisão lubrificados com óleo. Eles giram extremamente rápido e são fáceis de limpar, mas a sujeira pode danificá-los rapidamente.

2. Montagem

Geralmente, um rolamento pode ser pressionado com os polegares. Quando o rolamento for montado corretamente, este estará alinhado com o núcleo da roda e se estiver montado incorretamente, apontará para um canto e será danificado ao patinar. Se tiver uma roda com um núcleo de metal, pode ser difícil montar o rolamento, nesse caso, use um martelo de borracha ou um pedaço quadrado de madeira para batê-lo.

Nunca use um martelo de metal, pois este destruirá o seu rolamento e a sua garantia. Como alternativa, pode usar um pouco de lubrificador para a instalação. Deve lembrar que todo excesso de lubrificação deve ser removido posteriormente.

3. Rolamentos em detalhes

Material

O material no qual os rolamentos são feitos é um dos factores mais importantes para a sua qualidade e durabilidade. A maioria dos rolamentos são feitos de aço. Rolamentos baratos são em geral, feitos de chapa prensada ou de aço de carbono temperado, ambos tipos não são recomendados, já que tem uma vida útil curta. Rolamentos melhores, são os de aço real, como os de cromo, titânio ou aço suíço.
Nos rolamentos de cerâmica (geralmente usados para a patinação de velocidade), as bolas estão feitos de cerâmica industrial (nitreto de silício). Este tipo de rolamento raramente enferruja e são mais duráveis que os de aço.

Preço e qualidade estão intimamente relacionados quando se trata de rolamentos. Em geral, pode confiar nas marcas conhecidas para comprar rolamentos bons es.

Precisão/ABEC

Os rolamentos são classificados de acordo com a especificação ABEC aceita pela indústria. A ABEC descreve a habilidade dos rolamentos de suportar a pressão administrada aos mesmos durante o uso. Os ABEC mais altos proporcionam melhor precisão, eficiência e maior capacidade de velocidade, mas NÃO necessariamente fazem os componentes girarem mais rapidamente. A classificação ABEC não se refere a outros fatores críticos, como a precisão de espaçadores e rodas ou o material. Todos os rolamentos perdem seu nível de precisão após desgaste.

Observe que nem todas as marcas utilizam a escala ABEC (por exemplo, Bones) e que existem outras escalas para rolamentos.
ABEC significa Comité de Engenharia de Rolamentos Anulares (em inglés: Annular Bearing Engineering Committee).

Lubrificação

Os rolamentos podem usar óleo ou graxa como lubrificação. Um rolamento nunca deve ficar sem lubrificação. Se isto ocorrer o rolamento pode derreter-se e perder velocidade.

  • Óleo: resulta em alta velocidade devido à menor resistência no material de lubrificação. Um óleo fino fornece velocidade mais alta, mas também requer manutenção mais frequente.
  • Graxa : Resiste à água e à sujeira mais do que o óleo comum. Requer quase nenhuma manutenção, mas cria maior resistência, também significa menos velocidade.

Aviso: A água pode remover toda a lubrificação! Se isso acontecer e a água secar, seus rolamentos ficarão muito quentes e, possivelmente, derreterão e emitirão sons, na próxima vez que os usar. Isso significa que precisa substituir os rolamentos. Em alguns casos eles podem ser salvos se os limpar e lubrificar adequadamente antes do próximo uso.

Escudos/Selo

Para impedir a entrada de sujeira, areia e água nos rolamentos, uma blindagem ou selo é frequentemente colocada em cada um ou em um lado do rolamento.

  • Um escudo geralmente é um escudo de metal montado no anel externo e tem um pequeno espaço no anel interno (também chamado de rolamento à prova de poeira). Rolamentos com escudos têm pouco atrito e, portanto, giram facilmente, proporcionando mais velocidade. Por outro lado, o rolamento não está perfeitamente protegido contra água e sujeira.
  • Um selo (foto abaixo) é feito de borracha reforçada com aço, e é montado no anel externo e toca levemente o anel interno. Oferece melhor proteção e quase nenhuma manutenção, mas também maior atrito e velocidade um pouco menor.

4. Os padrões e precisão dos rolamentos explicados

Existem vários fatores em relação à classificação ABEC. Uma delas é a excentricidade (circularidade) do trilho dentro do anel interno. A tabela abaixo mostra a excentricidade máxima permitida.

Tipo milímetros Polegadas
ABEC 1 0.0075mm (0,000295 ")
ABEC 3 0.0050mm (0,000197 ")
ABEC 5 0.0035mm (0,000138 ")
ABEC 7 0.0025mm (0,000098 ")
ABEC 9 0.0012mm (0,000047 ")

Isso significa que, quanto maior a classificação ABEC, menor será o desvio nas partes do rolamento = mais energia é transferida para a roda.

O ABEC e o ILQ não podem ser comparados diretamente, pois ILQ é um nome de marca e ABEC é um padrão.

Os rolamentos ABEC são medidos com precisão na produção e não com durabilidade ou função sob carga. Twincam, o fabricante do ILQ, classifica a qualidade de seus rolamentos em uma escala semelhante à da ABEC. Mas, apesar disso, os rolamentos ILQ têm 6 esferas, enquanto os rolamentos ABEC têm 7.

Para esclarecer a diferença, o ILQ não é um padrão, como os rolamentos ABEC. Portanto, o ILQ deve ser visto como um rolamento sem classificação de um fabricante profissional de rolamentos em linha e não é ideal para máquinas industriais.

Os rolamentos Bones são feitos exclusivamente para patinar - e não podem ser comparados com as especificações da ABEC.

O vocabulário para rolamentos e suas proteções está listado abaixo (o tipo de rolamento geralmente é impresso no rolamento juntamente com o tamanho, por exemplo: 608ZZ).

Tipo Explicação Notas

608

Rolamento padrão

22mm de diâmetro externo
Largura de 7mm
Diâmetro interno de 8mm

688
Mini / Micro rolamento

Diâmetro externo de 16mm
Largura de 5mm
Diâmetro interno de 8mm

Z
Escudo, 1 escudo de metal


Abra na outra extremidade para facilitar a manutenção (sempre gire o lado aberto para o interior da roda ao montar)

ZZ Escudo, 2 escudos de metal


As blindagens são montadas com um pequeno anel C, que deve ser removido para remover a blindagem para manutenção.

2RS /
RS /
RZ

Selos, 2 selos de borracha armados em aço

Selos sem anéis em C. É possível remover os vedantes cuidadosamente com uma agulha para manutenção.

BRS Selos, 2 selos de borracha armados em aço


Selos sem anéis em C. Com boa proteção extra contra a água que entra no rolamento.

Produtos similares

SkatePro