×
Menu

Guia para comprar patins de criança

Há dois tipos de patins de criança por onde escolher - patins em linha e patins de hóquei. Muitos dos patins de criança são ajustáveis no tamanho e têm um bom apoio do tornozelo, tornando-os altamente adequados para crianças. Saiba como escolher os patins mais indicados para o seu filho neste guia de compra.

Vê o vídeo para acederes a um resumo rápido daquilo que deves saber antes de comprares um par de patins de criança. O vídeo está em inglês.

Patinar com o teu filho é uma experiência de partilha de diversão que não é só boa para exercitar, mas também fortalece as habilidades motoras da criança, tais como o equilíbrio, tudo enquanto inspiram ar fresco. Se o teu filho tiver acabado de começar a patinar, pode ser uma boa ideia patinar com ele/ela para transmitir-lhe um sentimento de segurança.

Deves escolher partins em linha ou patins de hóquei?

Os patins em linha e patins de hóquei para crianças têm várias características em comum embora difiram noutros aspetos. Na SkatePro, todas as rodas em ambos os tipos de patins são feitas de borracha PU (poliuretano) ao invés de plástico. As rodas de borracha são uma escolha melhor dado que fornecem melhora aderência à superfície quando comparadas com as rodas de plástico.

Além disso, os patins de criança têm um bom apoio do tornozelo, fornecendo melhor estabilidade e controlo ao teu filho.

PATINS EM LINHA DE CRIANÇA

Com patins em linha é mais fácil obter e manter a velocidade. Isto deve-se às rodas estreitas que têm menos superfície de contacto e, por conseguinte, também têm menos resistência ao rolar.

São geralmente leves e dado que não têm trucks, estas requerem menos manutenção.

Recomendamos os patins em linha se planeias levar o teu filho em viagens compridas. Além disso, podes olhar para estes como uma alternativa de verão aos patins de gelo e praticar inclusive as tuas habilidades de patinagem no gelo durante o verão.

PATINS DE HÓQUEI DE CRIANÇA

Os patins de hóquei têm rodas que vêm em pares, ao contrário dos patins em linha, e são projetados com uma base ampla que fornece mais estabilidade e equilíbrio. Na frente há um travão que é utilizado para arrancar e também como travão, como é óbvio.

Há mais resistência ao rolamento com os patins de hóquei, porque estes têm rodas mais largas. Isto significa que o teu filho não obtém subitamente muita velocidade e arranque.

Os patins de hóquei têm trucks, o que também te permite ajustar a dureza dos patins. Desta forma, podes tornar os patins mais manobráveis para facilitar as curvas ou mais apertados para maior estabilidade direcional.

Os patins de hóquei são tipicamente conhecidos como os patins originais dado que foram os primeiros patins no mercado e alguns dos pais escolhem os patins de hóquei para si, dado que tinham um par na sua infância.

Patins de criança ajustáveis no tamanho

A maioria dos patins de criança são ajustáveis no tamanho, facilitando imenso a escolha do tamanho. Os patins ajustáveis no tamanho permitem que o teu filho cresça com estes até sensivelmente 3-4 tamanhos. E é muito fácil ajustar o tamanho. Só tens de deslizar a bota para a frente e para trás premindo um botão ou outro mecanismo.

Se escolheres um par de patins que não são de tamanho ajustável, não te esqueças de seguir os seguintes conselhos:

  • Lê sempre o guia de tamanhos apresentado na página de cada produto.
  • A regra da mão direita é escolher um tamanho maior do que o tamanho normal do calçado - a não ser que seja afirmado o contrário no guia de tamanhos.

Equipamento de proteção

Para precaver quaisquer lesões, recomendamos sempre que utilizes um conjunto integral de equipamento de proteção para proteger a cabeça, pulsos, cotovelos e joelhos.

Deves escolher sempre equipamento de segurança certificado. É por isso que na SkatePro só encontras equipamento que foi certificado segundo as normas EN 1078. Além disso, a maioria do nosso equipamento foi inclusive testado por patinadores.

Recomendamos que o teu filho utilize um capacete, dado que este cobre bem a parte posterior da cabeça. Isto faz com que os capacetes de patinagem sejam especialmente bons para patinar onde habitualmente cais de costas. Alguns capacetes de patinagem são inclusive ajustáveis no tamanho. Os protetores de pulso para crianças têm tipicamente duas placas - uma sobre e a outra sob a mão. Isto estabiliza a mão da criança e protege-a melhor de se partir.

Não te esqueças de consultar o guia de tamannhos para saberes qual o tamanho que deves escolher.

Manutenção

É importante tratar os patins do teu filho bem para que estes durem vários anos. Isto significa:

  • Evita patinar na areia e na água.
  • Guarda os patins num local seco e preferivelmente dentro de portas.

Consulta a nossa ampla seleção patins de hóquei de criança ou patins em linha de criança.

Está à vontade para nos contactares para mais aconselhamento caso ainda tenhas qualquer dúvida. A nossa equipa de apoio ao cliente está sempre pronta para ajudar-te :-)

Produtos similares

SkatePro