Truque de hack: Torne-se "profissional" num instante
Aprender novos truques e melhorar o seu jogo é uma parte importante dos desportos de ação, quer se trate de patinagem, esqui ou motas. Este hack fácil e divertido vai fazer-te progredir muito mais depressa.
Então, o que é esta fórmula mágica para entrar no modo de aprendizagem à velocidade da luz? Bem, é muito simples, utiliza um trampolim para praticar novos truques e técnicas. Para além disso, é muito mais seguro e indulgente do que um pavimento duro da vida real, carris ou half-pipes.
Ao utilizar este método de treino, não só evita magoar-se quando está a aprender novos truques, como também ajuda o seu equilíbrio, aumenta a sua resistência e aumenta a sua força muscular nas pernas e no núcleo.
Por último, podes saltar a parte em que pareces um completo noob à frente dos amigos e dos espectadores no skate ou no snowpark. Descobre como alguns dos atletas da nossa equipa utilizam o trampolim como uma ferramenta de treino constante e como mudou a sua forma de progredir.
Mais alto, mais rápido e mais selvagem
Simon Jonson é um dos pilotos da equipa SkatePro, que utiliza um trampolim como ferramenta para treinar as suas capacidades de scooter.
"Utilizo-o para treinar o meu equilíbrio e as rotações. Além disso, é muito mais fácil aprender novos truques num trampolim do que numa superfície plana ou numa rampa. Quando comecei a andar de trampolim, descobri que o meu equilíbrio melhorou rapidamente, que podia saltar mais alto e que fiquei melhor nos truques aéreos", diz.
Pilotos como os Funk Brothers tornaram o Tramp Scootering, como é chamado, uma coisa muito popular entre os pilotos de scooter durante anos. Outro dos pilotos da nossa equipa que usa um trampolim como forma de praticar truques é Paul Granerud.
"Utilizo-o para praticar truques técnicos, porque se ganha um pouco mais de impulso do que quando se parte numa superfície normal. Além disso, dá-me uma sensação extra, porque sei que cair de costas não dói tanto num trampolim como no asfalto ou no betão", afirma.
Progressão rápida e recuperação rápida
Há já algum tempo que praticantes de snowboard de todo o mundo utilizam o trampolim como uma ferramenta de treino robusta. Um deles é o nosso atleta Ola Koskiniotis, da Polónia.
"Permite-me fazer todos os truques que quero: saltos, rotações planas, cambalhotas e descolagens. Posso experimentar truques arriscados sem magoar o meu corpo, por isso é menos perigoso aprender coisas novas. Além disso, utilizo uma prancha de snowboard da Addiction com correias para dar uma sensação ainda mais realista quando me agarro durante as rotações", diz ela e continua.
"Todos os truques que aprendi primeiro no trampolim são muito mais rápidos de dominar nas pistas. Sinto-me muito mais confortável no ar quando já pratiquei os meus truques no trampolim. E o melhor é que o tempo de suspensão é o mesmo, por isso sei exatamente o que fazer quando estou na montanha", diz Ola.
Mas ela não usou apenas o trampolim para aprender novos truques. A meio da época de inverno de 17/18, Ola lesionou-se e teve de ser operada, o que a obrigou a ficar de fora durante vários meses. Por isso, quando se tratou de voltar a ficar em forma, recorreu ao trampolim.
"Dois meses após a minha cirurgia, comecei a utilizá-lo para os meus exercícios de reabilitação. Comecei com passos de bebé e apenas pequenos saltos, passando depois para pequenas rotações planas, e agora consigo fazer tudo o que fazia antes da lesão", afirma.
Como está a utilizar o seu trampolim para se tornar um melhor patinador, piloto de scooter, esquiador ou snowboarder? Mostre-nos usando a hashtag #skatepro no Instagram.