×
Menu

Guia de compra para patins

Os patins são feitos para fitness, patinagem normal e dança. Este guia ajuda-te a escolher os patins mais adequados para as tuas necessidades.

Vê este vídeo onde te guiamos rapidamente pelos aspetos mais importantes que deves considerar antes de comprares o teu primeiro par de patins.

Se queres um par de patins para qualquer fim com o visual clássico, deves optar pelos patins normais - também conhecidos como patins de hóquei. Estes são projetados com uma placa base larga que te fornece boa estabilidade e são adequados para todas as idades - crianças bem como adultos.

Os patins de hóquei são vistos por muitos como os patins clássicos desde que apareceram no mercado. Frequentemente trazem memórias de infância e dão uma sensação de nostalgia, sendo por isso que muitas pessoas optam por comprá-los. Também são muito atraentes com o seu visual retro da velha guarda.

Alguns patins de hóquei podem ser utilizados para viagens mais longas e para transporte, enquanto outros são mais adequados para dançar e jogar hóquei.

Rodas

Os patins de hóquei têm quatro rodas em pares, tornando-os estáveis para te manteres em pé. Se queres prestar atenção às rodas na tua primeira compra, só tens de decidir se queres rodas duras ou macias.

A dureza de uma roda é especificada pela escala de dureza que vai de 0-100 A. Quanto mais perto estiveres do 100, mais duras serão as rodas.

  • As rodas mais duras fornecem um período de vida útil mais prolongado, mas menos aderência e absorção dos impactos.
  • As rodas mais macias fornecem melhor aderência e absorção dos impactos, mas uma vida útil menor.

Rolamentos

É importante que trates bem os rolamentos para assegurares que os teus patins têm o melhor rendimento possível. Isto significa:

  • Evita a água e humidade o máximo possível.
  • Evita a areia e a terra.

Habitualmente, não é importante prestar assim tanta atenção aos rolamentos quando compras patins de hóquei, dado que raramente consegues atingir uma velocidade suficientemente elevada para afetares a classificação de rolamentos ABEC que deverias ter.

Se desejas obter mais detalhes sobre os rolamentos, podes ler o nosso guia “Comprar rolamentos”.

Bota dura vs bota macia

Os patins de hóquei são disponibilizados com botas duras ou com botas macias.

  • As botas duras são ótimas para o fitness e utilizações mais prolongadas, porque fornecem boa estabilidade e suporte. Também têm a vantagem de poderes substituir o forro caso este se desgaste.
  • As botas macias são a escolher correta se quiseres um patim mais mabobrável, para jogar ou dançar. As botas macias também têm a vantagem de serem melhor ventiladas e de pesarem menos.

Tamanho

  • Consulta sempre o guia de tamanhos que te é disponibilizado na página do produto.
  • Regra da mão direita: escolhe um tamanho sensivelmente acima do teu calçado normal - a não ser que o guia de tamanhos te indique o contrário.

Pode ser complicado escolher o tamanho correto. O mais importante é que os patins tenham uma perto fime em torno dos teus pés sem ficarem demasiado apertados ou demasiado lassos. Para algumas pessoas isto significa escolher o mesmo tamanho do seu calçado normal, enquanto para outras será melhor optar por um tamanho acima. Se estiveres a comprá-los pela primeira vez, recomendamos que optes por uma tamanho acima. Lembra-te também de consultar o guia de tamanhos primeiro, porque se um modelo em específico tiver um tamanho muito pequeno, poderá ser boa ideia optares por dois tamanhos acima.

De qualquer das formas, é sempre uma boa ideia experimentares os teus patins de hóquei em casa. É importante que os teus dedos não toquem no nariz dos patins, dado que isto significa que estes são demasiado pequenos.

Trucks e placas

Os patins de hóquei apresentam um truck e uma placa sobre estes. A maioria das placas é feita de nylon, tornando o patim mais leve e os trucks são feitos de alumínio, tornando-os mais fortes, mas mais pesados.

Os patins de hóquei tambem são projetados com amortecedores sob estes, os quais podem ser substituídos conforme te agradar. Estes determinam o quão ágeis são os teus patins.

  • Quanto mais macios os amortecedores, mais ágeis são os patins.
  • quanto mais duros os amortecedores, mais direcionalmente estáveis são os patins.

Travão

Uma das características únicas dos patins de hóquei, além de ter quatro rodas em pares, é o travão dianteiro. A finalidade do travão dianteiro é para arrancar e também pode ser utilizado como travão.

O travão dianteiro pode ser substituído e não te esqueças de fazê-lo antes que este fique totalmente desgastado. Se não o fizeres, torna-se muito difícil, até mesmo impossível, desmontá-lo.

Equipamento de Proteção

Recomendamos que utilizes sempre equipamento de segurança certificado. É por isso que na SkatePro só encontras equipamento que foi certificado segundo as normas EN 1078. Além disso, a maioria do nosso equipamento foi testado por patinadores.

No mínimo, recomendamos um capacete, dado que fornece proteção extra à parte posterior da cabeça, e protetores de pulso, dado que habitualmente usas as mãos durante uma queda. No entanto, lembra-te que ao usares proteção integral enquanto patinas (capacete, protetores de pulso, joelheiras e cotoveleiras) podes sentir aquela sensação extra de segurança que te dará mais confiança, levando assim a que aprendas mais rapidamente.

Consulta a nossa ampla seleção de patins

Fica à vontade para nos contactares para te darmos mais conselhos caso ainda tenhas alguma dúvida. A nossa equipa de apoio ao cliente está sempre disposta a ajudar-te :-)

Produtos similares

SkatePro