Rodas: termos explicados
A maioria das rodas são fabricadas em poliuretano. Todas as rodas de patins em linha possuem uma largura padrão de 24 mm, facilitando a troca.
Algumas das características das rodas incluem, o diâmetro, durômetro, rebote, aderência, perfil, desgaste, núcleo e peso. Uma descrição detalhada de todos estes termos pode ser encontrada neste guia.
Diâmetro
O diâmetro da roda é indicado em milímetros (mm). Normalmente, esse número pode ser lido nas rodas ou pode ser facilmente medido.
O diâmetro da roda tem relevância para o comportamento das mesmas, como por exemplo, em relação a aceleração, velocidade, estabilidade de direção e possibilidades de manobras. A faixa de diâmetro para os diferentes tipos de rodas e a sua relevância, podem ser vistas aqui:
- Melhor aceleração vs. Maior velocidade
- Maior controlo vs. Maior estabilidade de direção
Durômetro
Este termo refere-se a dureza relativa das rodas e classifica-se com a letra A, seguida de números, sendo 100A rodas muito duras e 0A rodas macias.
A dureza das rodas esta relacionada com a absorção de choques e aderência, mas também com o desgaste e a velocidade. A faixa do durômetro para diferentes tipos de rodas e a sua relevância podem ser observadas nesta imagem:
- Melhor aderência vs. Maior desgaste
- Menor peso corporal vs. Maior peso corporal
- Absorção de choque vs. Velocidades mais altas
Alternativas ao durômetro
Existem outras formas de medir a dureza da roda, algumas marcas usam sua própria escala. As rodas Matter dos EUA usam a escala Footprint, o F0 significa footprint 0.
- F0 - é igual a aprox. 88A
- F1 - é igual a aprox. 85A
- F2 - é igual a aprox. 84A
- F3 - é igual a aprox. 83A
Durômetros da escala A, são em geral mais macios que os da escala B. A escala B está muito perto de ser categorizada como Plásticos/Náilon.
Rebote
O termo rebote ou rebound é utilizado para expressar a quantidade de energia que o patinador/skater receberá ao ser impulsionado com cada movimento de perna (a resposta das rodas). Lamentavelmente este factor quase nunca é exacto e depende muito do material de fabricação das rodas. Geralmente, um maior rebote encontra-se em rodas feitas com melhores materias e de preços mais caros. Muitos fabricantes chamam as suas rodas de rebote de alto nível "SHR Urethane" (SHR: Super High Rebound).
Aderência
A aderência é um fator muito importante para desportos de velocidade e para hóquei sobre rodas, onde uma boa aderência permite que rapidamente vire em curvas. A aderência depende do material da roda e do seu durômetro, mas também do tipo de superfície a rodar (asfalto, pista, condições climáticas, etc...). Os melhores skaters/ patinadores costumam trocar de rodas, dependendo das diferentes situações e condições do solo e clima.
Perfil
A secção transversal da roda é denominada "perfil". Um perfil estreito trará como resultado menor contacto com o solo e por consequência, maior velocidade, mas um perfil largo proporcionara maior contacto e controlo. Veja as imagens a seguir:
- Agressivos - Hóquei - Fitness - Velocidade
- Perfil plano - Perfil arredondado - Perfil estreito
- Maior controle - Maior velocidade
Desgaste
O desgaste das rodas depende naturalmente do durômetro, do diâmetro das rodas, e da qualidade dos materiais. Por exemplo, as rodas para Hóquei, devem ser da melhor qualidade possivel, já que caso contrario as mesmas podem sofrer desgaste após poucas horas de uso.
Núcleo
O núcleo da roda é a parte central e dura da mesma. Ele esta centrado nas rodas e mantém os rolamentos na posição correta. Os materiais mais utilizados para fabricar o núcleo são comummente plásticos duros e alumínio, já que este deve ser leve e resistente. No entanto, existem diferentes tipos de núcleos, com diferentes estabilidades e pesos.
Rodas com um núcleo sólido (solid core) são extremadamente resistentes. Rodas de núcleo de raios (spoked core), são muito mais leves, mas possuem uma expectativa de vida mais curta ao compara-las com as primeiras. Rodas de núcleo vácuo (hollow core) são um ponto meio entre as rodas de núcleo sólido e núcleo de raios.
Peso
O peso das rodas é muito importante e está diretamente relacionado à velocidade que pode ser alcançada. Um peso menor significa que será necessário menos esforço para fazer as rodas girarem.